sábado, 5 de abril de 2008

Vocabulário

Complete as palavras, descobrindo as peças de vestuário e os acessórios que as imagens ilustram.
Clique sobre a imagem para a visualizar em tamanho maior.


sexta-feira, 4 de abril de 2008

Música em Língua Portuguesa II

Visione o vídeo dos Heróis do Mar e ouça atentamente a música "Só gosto de ti".
Complete a letra da composição, preenchendo os espaços em branco:

Sentado no ________
E ver ao ______ o mar
E a _______ sobre o Tejo
Se é tão _______
É por causa de ti
E deste meu _______

_______ vale a pena
Pensar em mais ________!

Só _______ de ti
_________?! Não sei
Mas _______ bem assim
E _____ também!

Ali vai o ________
________ passa o navio
Lá vão eles _______
Se tu aqui _________
Gostavas como eu
_________ de os ver passar

Afinal vale a pena
_______ em mais ninguém!

Só gosto de ti
Porquê?! Não sei
Mas estou bem assim
E tu também!

Lá, lá, lá, lá , lá, lá , lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá...

Só gosto de ti
Porquê?!... Não sei
Mas estou bem assim
E tu também!

Música em Língua Portuguesa

Veja o vídeo dos Humanos e ouça atentamente a música de António Variações.
Tente preencher os espaços em branco:


Muda de vida se tu não vives __________

Muda de vida, estás sempre a __________ de mudar

Muda de vida, não __________ viver contrafeito

Muda de vida, se há _________ em ti a latejar


Ver-te ________ eu nunca te vi

E a cantar, eu nunca te __________

Será de ti ou _________ que tens...que ser assim?...


Muda de vida se tu não vives satisfeito

Muda de vida, estás sempre a tempo de _________

Muda de vida, não deves viver contrafeito

Muda de vida, se há vida em ti a ____________
´


Ver-te sorrir eu nunca te _______

E a __________, eu nunca te ouvi

________ de ti ou pensas que tens... que ser assim?...


__________ que a vida não, não é nem deve ser

Como um _________ que tu terás que viver

Olha que a vida não, não é nem deve _________

Como um castigo que tu terás que _________


_________ de vida se tu não vives satisfeito

Muda de vida, estás _________ a tempo de mudar

Muda de vida, não deves viver contrafeito

Muda de vida, se há vida em ti a latejar


Muda de vida se tu não vives satisfeito

Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar

Muda de vida, não deves viver contrafeito

Muda de vida, se há vida em ti a latejar

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Português como Língua Segunda e Estrangeira

A democratização do ensino em Portugal, a par da crescente mobilidade dos cidadãos no espaço europeu, implicou novas questões que necessitam de novas abordagens e soluções. Não mais vivemos numa sociedade em que todos são falantes nativos da língua portuguesa e em que todos conhecem os aspectos culturais a ela associados. Aliás, não basta ser-se falante nativo de uma língua para nela se ser fluente (pense-se nos dados relativos à (i)literacia ou mesmo nos exemplos de maus usos da língua com que quotidianamente somos confrontados), nem para se ser um portador consciente da cultura que a ela está associada, no que aos seus vários domínios se refere. É, portanto, inegável e evidente a relação íntima entre língua e cultura, tal como o é a presença de indivíduos, no mesmo espaço social de acção, pertencentes a grupos etno-culturais distintos. Torna-se, assim, urgente dar resposta às dificuldades sentidas por esses indivíduos que não têm a Língua Portuguesa como Língua Materna e que pretendem integrar-se na sociedade, enquanto cidadãos de pleno direito.
Para que essa resposta seja rápida e eficaz, concretizando a integração, tanto em relação à proficiência linguística de uma língua segunda, como ao domínio das referências socio-culturais do país de acolhimento, há que considerar, por um lado, no caso de indivíduos adultos, as suas necessidades imediatas, por outro, quando se trata de crianças e jovens em situação de aprendizagem escolar, as "ferramentas" necessárias e adequadas para a sua futura integração social e profissional. No caso destes últimos, cabe à escola, instituição, por excelência, responsável pela igualdade de oportunidades para todos os que a frequentam, a plena integração dos seus alunos, consciencializando-se e consciencializando-os da diversidade linguística e cultural que caracteriza o seu espaço.
Palco de vivências multiculturais, a escola, a par dos professores, sobretudo o de língua não-materna, deve proporcionar aos seus alunos oportunidades de experiências culturais variadas, construindo, assim, junto deles uma consciência intercultural que vise uma convivência baseada no respeito pela diferença, na cooperação e na solidariedade entre os indivíduos pertencentes a grupos étnicos e culturais diferentes. Deste modo, é função do educador, assim como da instituição a que pertence, promover o espírito de tolerância, desmistificando estereótipos culturais e atitudes preconceituosas face a grupos étnicos minoritários, promovendo actividades de intercâmbio cultural.
Para além de valores socio-culturais fundamentais, é função primordial do professor de língua não-materna atender às necessidades práticas dos seus alunos, aquando do processo de ensino-aprendizagem dessa mesma língua. O professor deve tomar em linha de conta o perfil dos seus alunos (idade, sexo, habilitações, profissão), assim como as suas motivações para a aprendizagem da língua segunda (percurso escolar, motivos profissionais, interesse pessoal).
O Quadro europeu comum de referência para as línguas consiste num documento que apresenta linhas orientadoras para o ensino e aprendizagem da língua estrangeira, baseado numa progressão de níveis performativos da língua, de acordo com os vários domínios linguísticos: compreensão oral, expressão oral, leitura, expressão escrita e interacção oral. Descreve diversas categorias situacionais em que o acto comunicativo ocorre, tendo em conta o domínio (público, privado, profissional, educativo) que o contextualiza.
É neste sentido que o professor tem de saber seleccionar os conteúdos e estratégias de aprendizagem adequados aos seus alunos, podendo apoiar-se nos diversos exemplos apresentados no documento. O professor deve ter uma linha de ensino, acima de tudo, pragmática, tentando responder às necessidades dos seus alunos, adequando, assim, actividades e materiais que vão ao encontro dos interesses e motivações dos mesmos, tentando colmatar as lacunas linguísticas e culturais que estes apresentem.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Ortografia V

Exercício V


Complete as seguintes frases com as palavras ou à. Se tiver dúvidas, consulte uma Gramática da Língua Portuguesa.


1) ______ tanto tempo que não nos víamos!
2) Estás doente? Não tens ido ______ trabalhar.
3) Quando fores ______ praia, verás que ______ muitas conchas.
4) Queres ir ______ pastelaria nova?
5) Estou ______ tua espera ______ séculos!
6) _____ sítios óptimos para se acampar.
7) Quanto tempo demoraste a chegar ______ casa da Marta?
8) Encontrei a Joana ______ dois dias.
9) Vou _____ sapataria para comprar uns sapatos novos.
10) Miguel, vai ______ biblioteca para saberes se ______ o livro que queres.
11) A minha vizinha ______ anos que vai todas as manhãs ______ missa.
12) Achas que ______ algum problema com o computador?
13) Os primos do Carlos gostam muito de ir passear _______ Serra da Arrábida.
14) Quando saíres das aulas, vamos ______ compras.
15) Assim que chegares ______ rotunda, vira na primeira saída.
16) Hoje em dia _______ muitas pessoas que percebem de informática.
17) Queres ir connosco ________ capital?
18) _______ cerca de dois anos, nevou na cidade de Setúbal.
19) _______ alguém que tenha dúvidas sobre esta questão?
20) Não te incomodes e fica ______ vontade.

Ortografia IV

Exercício IV

Como se escrevem as seguintes palavras? Observe o quadro apresentado e preencha os espaços em branco, colocando as consoantes ou grupos consonânticos correctos.

c - ç - s – ss – ch – x - z


ma___o
mi___a
___utar
___aragata
e___tenuante
afli___ão
a___úcar
ma___io
a___alto
an___ioso
va___ilar
___edoso
___edilha
mo___ila
pê___ego
defen___ivo
corte___ão
poeti___a
ace___ório
a___oite
france___a
descan___ar
fu___ilar
propó___ito
pa___eio
estupide___
fanto___e
apro___imar
trave___ura
inva___ão
me___ido
xadre___
de___istir
dan___arino
camur___a
pai___ão
análi___e
a___eitar
repreen___ão
a___istir
corte___ia
apa___iguar
he___itante
te___tual
a___ado
ben___er
engra___ador
a___unto
de___entender
___afariz
bri___a
a___ima
a___edo
engra___ado
distra___ão
compreen___ão
marque___a
a___ar
uten___ílio
mur___a

Ortografia III

Exercício III
Como se escrevem as seguintes palavras, com g ou com j? Preencha os espaços em branco com a consoante correcta. Se tiver dúvidas, consulte um dicionário ou um prontuário da Língua Portuguesa.


ma___estade
__eitoso
cere___eira
via___em
ultra___e
pa___em
re___eitar
estran___eiro
gor___eta
___esso
mira___em
elo___io
lison___ear
hi___iénico
ara___em
su___eitar
an___élico
___elo
fin___ir
re___ente
via___ante
pro___ecto
___inásio
o___iva
___ibóia
man___erico
man___edoura
fuli___em
ti___ela
___íria
pá___ina
ri___eza
___emido
abran___er
ile___ítimo
cora___em
gen___iva
sar___ento
in___ecção
___ema
mar___em
afli___ir
intru___ice
tra___e
here___e
al___ibeira
verti___em
ferru___em
fu___itivo
an__o
homena___em
___eropiga
___ejum
moa___em
ori___inal
___irafa
reló___io
su___idade
barra___em
___incana

Ortografia II

Exercício II

As seguintes palavras escrevem-se com o ou com u? Coloque, no espaço em branco, a vogal correcta. Se tiver dúvidas, consulte um dicionário ou um prontuário da Língua Portuguesa.

mág___a
tort___rar
borb___lhar
g___ela
b___rrifo
burb___rinho
fig___rino
búss___la
an___al
s___luço
ac___mular
rót___la
ab___lição
esc___tar
ch___veiro
m___ribundo
f___cinho
conc___rrência
r___meno
t___rcer
cai__
ent___pir
c___biça
exp___lsão
tab___ada
gord___roso
pit___resco
rem___er
ent___ar
f___tebol
eng___mado
monóc___lo
acr___bata
gr___ta
c___agir
p___legada
c___cheira
n___jento
g___loseima
ca___s
amont___ar
pr___dência
monól___go
t___ssir
nód___a
discíp___lo
s___ssegado
trib___
furúnc___lo
ch___ver
merg___lho
s___prar
p___lir
c___rrupto
ass___biar
f___goso
ad___ecer
op___rtunidade
músc___lo
b___letim
p___rtada
roe__
cúm___lo

Ortografia I

Exercício I

As palavras abaixo apresentadas escrevem-se com e ou com i? Coloque, no espaço em branco, a vogal correcta. Se tiver dúvidas, consulte um dicionário ou um prontuário da Língua Portuguesa.

pr__vilégio
folh___ar
merc___aria
esqu___sito
arr___piar
d___spensável
cer___mónia
colectân___a
___clipse
___nveja
prat___ado
âns___a
evidenc___ar
batráqu___o
repr___ender
gen___alogia
sombr___ar
ad___antar
fem___nino
___menta
p___scina
___difício
cand___eiro
pont___agudo
____lucidar
art___fício
fêm___a
pass___ar
calcár___o
açor___ano
ef___ciência
___stuário
aqu___sição
des___quilíbrio
cr___atura
pát___o
crân___o
petról___o
___luminar
réd___a
subúrb___o
pers___ana
v___zinho
plast___ficado
mer___tório
in___gualável
requ___sitar
mal___ável
ébr___o
Mediterrân___o
arm___stício
indiscr___ção
agon___ar
alum___ar
farinác___o
t___lintar
hortêns___a
___ncarnar
s___ciliano
irr___al
des____mpate
lad___ar
nív___o
cr___adagem
m___údo
compr___endido

Referências Bibliográficas para a Aprendizagem do Português como Língua Segunda e Estrangeira

  • Aprender Português - Nível A1/A2, Carla Oliveira, Maria José Ballman e Maria Luísa Coelho, Texto Editora, 2006.
  • Aprender Português 2 - Nível B1, Carla Oliveira e Maria Luísa Coelho, Texto Editora, 2007.
  • Exercícios e Notas Gramaticais, Helena Bárbara Marques Dias, Edições Colibri, 1995.
  • Gramática Aplicada - Português Língua Estrangeira, Carla Oliveira e Maria Luísa Coelho, Texto Editora, 2007.
  • Português Ao Vivo - Nível 1, Marília Margareth Cascalho, Lidel, 2002.
  • Português Ao Vivo - Nível 2, Maria da Conceição Pinheiro, Lidel, 2003.
  • Português Ao Vivo - Nível 3, Hermínia Malcata, Lidel, 2003.
  • Rumo ao Português no Mundo - Exercícios, Isabel Abranches e Yolanda Gonçalves, Plátano Editora, 1992.
  • Rumo ao Português no Mundo, Isabel Abranches e Yolanda Gonçalves, Plátano Editora, 1992.
  • Vamos Aprender Português 1, José Dias da Silva, Maria Manuela Cavaleiro Miranda e Maria Manuela Granés Gonçalves, Plátano Editora, 1995.
  • Vamos Aprender Português 2, José Dias da Silva, Maria Manuela Cavaleiro Miranda e Maria Manuela Granés Gonçalves, Plátano Editora, 1995.