domingo, 30 de março de 2008

Expressão Escrita


Os textos que se apresentam consistem numa primeira versão de contos escritos por falantes nativos da Língua Portuguesa. Revelam, no entanto, diversas incorrecções, quer ao nível da ortografia, acentuação e pontuação, quer em termos de coesão e coerência textuais.

Leia-os atentamente, procurando, em seguida, reescrevê-los, introduzindo-lhes as alterações que considerar pertinentes e adequadas.


Texto A

O capuchinho vermelho

Era uma vez uma menina, que se chamava capuchinho vermelho, que vivia com a sua avó no campo. A menina tinha por hábito passear na floresta, e a avó avisava-lhe para ter muito cuidado, porque dizia que andava por ali um lobo que era mau.
Certo dia a menina vai apanhar fruta fresca para depois levar á avózinha, quando chega a casa acha muito estranho a porta estar entreaberta, e não haver barulho algum na cozinha, que era onde a avó geralmente estava a fazer os seus petiscos.
Nisto como não a ouve vai a todas as divisões da casa, e começa a chamar por ela quando por fim ela lá lhe responde mas com uma voz muito esquisita. Avó que voz tão esquisita que tu tens? olha filha estou muito constipada, e que orelhas tão grandes que tens? é para te ouvir melhor, e que grande nariz que tens? é para te cheirar melhor, e que grande boca! é para te comer melhor. Nisto come o capuchinho e fica todo empantorrado a descansar, mas entretanto chega o lenhador que começa a chamar a avozinha e o capuchinho na barriga do Lobo, e lá consegue salvar toda a familia e assim termina a História com a familia contente e feliz.

Texto B

A Historia do Macaco do Rabo Cortado

Era uma vez um macaco muito bonito mas tinha o rabo muito grande que passeava pelas ruas da cidade e gostava muito de ir para o muro de uma escola aonde avia ums meninos que erão muito traquinos e faziam pouco do macaco.
Zezinho sabes o que eles chamavam ao macaco?
Eles diziam assim olha o macaco do rabo grande mas eles diziam tantas vezes que o macaco ficou tão triste que passou pelo barbeiro e pedio que o senhor lhe corta-se o rabo e o senhor cortou o macaco todo contente foi a escola dos meninos e quando os meninos o viram começaram-se a rir e disseram olha o macaco do rabo cortado e o macaco ficou outra vez triste e foi embora

Texto C

A Historia do Capoxinho vermelho

Era uma vez uma menina que vivia do lado da floresta e que se chamava capoxinho vermelho um dia a mãe pediu-lhe que fo-se levar o almoço á avozinha que vivia na floresta e que estava muito doente mas a mãe pediu-lhe para não ir pela floresta porque vivia lá um lobo muito mau mas a menina pensou num atalho que era mais perto da casa dá avó e meteu-se na floresta e disse já estou perdida só espero não encontrar o lobo pelo caminho e foi andando e apanhou umas flores para animar a avó só que o lobo estava a espreita e chegou primeiro a casa da avozinha e comeu-a e deitou-se na cama entretanto chegou a neta e chamou avó posso entrar podes minha netinha entra a porta esta aberta a neta entrou e o lobo disse chega-te mais para eu te ver melhor. avozinha para que ten um olhos tão grandes é para te ver melhor e uma boca tão grande é para te comer e comeu a netinha estava um caçador por perto que matou o lobo e abriu a barriga do lobo e tirou a neta e á avozinha e assim termina está História.
Fin

Texto D

O menino pobre

Era uma vez um menino que era muito probre. e vivia numa cabana com a a avo. um dia a avo foi fazer fatias doradas e o menio estava com fome e foi a sima do telhado e com um ganjo robou as fatias dorada a avo.
e de pois com medo de levar tareia voi para a mata. e la estevem muito dias.
um dos dia veio dos homem e ele foi para sina de uma arvor.
Os homem trasia um saco com muito dinheiro. e o menino lutom com os homem e ficon com o dinheiro e foi ter com a avo.
e foram muitos feliz os dois para sempre

Texto E

Branca de Neve

HÁ muinto tempo, num castelo vivia uma menina, a quem chamavam de Branca de Neve.
Branca de Neve tinha uma Madrasta que queria ser a mulher mais bela da região. E então todos os dias ao levantar-se dirijao-se ao espelho e dissia… Espelho meu existe alguem mais belo que em? O Espelho respondia.. Branca de Neve Senhora!
Serto dia a Senhora já zangada, mandou um serve levar a Branca de Neve para a floresta e mata-la, trauzendo-lhe um pedaço do cabelo para comprovar a sua Morte.
O serve com pena a Branca de Neve, deixou-a ao pé de uma cabana, Matando de seguida um Animal, e levou o pedaço de Cabelo, para á Madrasta da Branca de Neve como prova da sua Morte.
Branca de Neve já tarde e cansada, entrou na cabana, onde deparou com 7 camas, muito pequeninas 7 bancos, 7 pratos, e 7 talheres, ficou então muito admirada, mas como o sono era tanto, que escolheu uma das 7 camas, e deixou-se dormir.
Na manha seguinte quando Acordou vio 7 Anões.
Fim


Texto F

A Ciderela

Era uma vez, um homem que vivia feliz com a sua mulher e a filha um dia a mulher adoeceu e faleceu. O homem ficou sozinho com a sua filha, mas o homem viajava muito e precisava de alguem para ficar com a filha enquanto viagava, e voltou a casar-se com uma mulher que tinha duas filhas. como o homem viajava muito ela ficava com a ciderela e era muito má para ela fazia trabalhar muito, e as suas filhas não faziam nada eram tratadas como Princesas.
E a Ciderela chamavam-lhe gata borralheira, dormia aõ pé da chaminé. Um dia houve um baile e a Cinderela foi ao baile e o Princepe apaixonou-se por ela e casaram e foram felizes para Sempre.

Texto G
A História da reposa e do lobo

Era vez, a raposa e o lobo, foram fazer uma festa. Combinaram levar um borrego. A raposa desapareceu por um tempo.
Quando ela apareceu o lobo perguntou-lhe por onde ela foi ela respondeu-lhe tinha ido fazer um batijado o nome era comecei-te.
Chegou-se o outro dia a raposa voltou a desaparecer, o lobo mais uma vez perguntou por onde ela. andou tinha ido fazer onde bactijado o nome era mieite.
Passado uma semana ela volta a desaparecer, quando ela pareceu o lobo pergunta-lhe mais uma vez por onde tinha andado e ela respondeu que tinha ido fazer o último batejado chamava-se acabei
Foi então quando o lobo tentou descobrir que estava a ser engado por a raposa tinha-lhe mentido tinha-lhe comido o borrego sozinha

Sem comentários:

Referências Bibliográficas para a Aprendizagem do Português como Língua Segunda e Estrangeira

  • Aprender Português - Nível A1/A2, Carla Oliveira, Maria José Ballman e Maria Luísa Coelho, Texto Editora, 2006.
  • Aprender Português 2 - Nível B1, Carla Oliveira e Maria Luísa Coelho, Texto Editora, 2007.
  • Exercícios e Notas Gramaticais, Helena Bárbara Marques Dias, Edições Colibri, 1995.
  • Gramática Aplicada - Português Língua Estrangeira, Carla Oliveira e Maria Luísa Coelho, Texto Editora, 2007.
  • Português Ao Vivo - Nível 1, Marília Margareth Cascalho, Lidel, 2002.
  • Português Ao Vivo - Nível 2, Maria da Conceição Pinheiro, Lidel, 2003.
  • Português Ao Vivo - Nível 3, Hermínia Malcata, Lidel, 2003.
  • Rumo ao Português no Mundo - Exercícios, Isabel Abranches e Yolanda Gonçalves, Plátano Editora, 1992.
  • Rumo ao Português no Mundo, Isabel Abranches e Yolanda Gonçalves, Plátano Editora, 1992.
  • Vamos Aprender Português 1, José Dias da Silva, Maria Manuela Cavaleiro Miranda e Maria Manuela Granés Gonçalves, Plátano Editora, 1995.
  • Vamos Aprender Português 2, José Dias da Silva, Maria Manuela Cavaleiro Miranda e Maria Manuela Granés Gonçalves, Plátano Editora, 1995.